top of page
Mobilidade%20e%20Meio%20Ambiente_edited.

A MOBILIDADE E O MEIO AMBIENTE

PEDESTRES

Segundo o Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da ANTP, 64 bilhões de viagens foram realizadas no ano de 2018 pelo conjunto de 533 cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, sendo 42% realizadas a pé ou per bicicleta, 30% por transporte individual e 28% por transporte público.

Com esta divisão modal, o transporte motorizado (carros, motos, ônibus e sistemas sobre trilhos) consumiram 11,3 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, 64% consumidas por carros e motos, 27% por ônibus e 9% pelo sistema metroferroviário.

O modo de viajar nas cidades por sistemas motorizados produziram 106 mil toneladas de poluentes locais (CO, HC, NOx, MP e SOx), sendo 46% por ônibus e 38% por automóveis. No caso dos gases do efeito estufa (GEE) foi considerado o CO2eq (CO2, CH4 e N2O) e a produção no ano foi de 38 milhões de toneladas, sendo 65% emitidos pelos automóveis.

Reduzir o consumo de energia e usar energias cada vez mais limpas de carbono é um dos grandes objetivos da mobilidade urbana sustentável.

Veja aqui casos de sucesso:

bottom of page