PORTAL DAS BOAS PRÁTICAS
EM MOBILIDADE URBANA
O QUE É NECESSÁRIO
Lei de Mobilidade Urbana é a principal referência
A solução a ser apresentada como "boa prática" deve ter como pano de fundo os princípios, diretrizes e objetivos da Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012.
Quem pode encaminhar uma boa prática ao Portal
O proponente pode ser uma entidade pública, uma organização não governamental ou privada que promoveu a boa prática, devendo discriminar o local de implantação, a Cidade e o Estado da implantação, indicando o nome do responsável, seu cargo na entidade, e dados pessoais.
O proponente também poderá ser pessoa física, informando os mesmos dados acima, desde que forneça as informações técnicas exigidas.
O que deve conter a boa prática
Podem ser enviadas as seguintes informações:
(i) texto que apresenta a solução, seus objetivos e resultados alcançados; (ii) foto da solução (caso seja uma solução material), explicitando o crédito do fotógrafo; (iii) a descrição do processo de implantação, indicando como foram contornadas os obstáculos físicos, institucionais e financeiros para execução da solução; (iv) vídeo ou áudio, limitado a 30 segundos do gestor público enaltecendo os aspectos importantes da solução; (v) vídeo limitado a 120 segundos, apresentando a solução em funcionamento; (vi) se possível, uma foto mostrando o “antes” e o “depois”; (vii) matéria publicada em jornais, periódicos, revistas ou sites, indicando fonte e data da publicação; (viii) outros que julgar importante.
É obrigatório o envio de um endereço de Internet onde se possam ver mais detalhes da solução implementada.
Quanto mais informações sobre a solução, maiores serão as oportunidades da boa prática entrar para o acervo do Portal.
Como será avaliada a boa prática
Na avaliação serão considerados: (i) O atendimento aos princípios, diretrizes e objetivos da Lei da Mobilidade Urbana; (ii) As características da solução apresentadas; (iii) Evidencias da implantação efetiva da boa prática; (iv) Os resultados alcançados;
Só serão aceitas soluções efetivamente implantadas.
Como será exposta a boa prática
Dos dados enviados, serão utilizadas as informações de texto e uma foto, um vídeo, ou uma foto da capa de uma publicação publica, por exemplo.
O material enviado será utilizado para elaboração do texto síntese que vai ao lado do objeto escolhido, descrevendo a boa prática, sua finalidade e outras informações.
Será adicionado ao final do texto o link para a página de Internet do proponente (ou do endereço onde ela foi apresentada), onde se poderá conhecer mais detalhes da solução implantada.
Para onde encaminhar
A boa prática deve ser encaminhada ao seguinte E-mail: