top of page
Transpar%C3%AAncia%20de%20dados_edited.j

INFORMAÇÕES TRANSPARENTES NO TRANSPORTE PÚBLICO

A exposição de informações e dados sobre mobilidade urbana pelo pode público demonstra respeito ao cidadão e responsabilidade social. Claro que a legislação exige transparência, mas não estamos falando da obrigação do poder público em atender a lei da transparência apenas por solicitação, mas da sua disponibilização autônoma e sistematizada nos endereços de Internet do órgão público, portanto acessível diretamente pelo público.

 

No âmbito do transporte público, dados como o da demanda e da oferta de serviços em todos os seus aspectos são fundamentais para prestar esclarecimento ao público, dentre outras coisas, sobre informações gerais do sistema de transporte, o custo e a tarifa para os passageiros.

 

Caminhar na direção de manter dados abertos, num mundo cada vez mais digital, no qual existem criadores dos mais diversos, permitiria oferecer à população, sobretudo aos usuários da via, condições para eles melhor solucionarem seus deslocamentos pela cidade ou rodovia.

 

Nesta seção do Portal de Boas Práticas estão expostas ações e experiências importantes para a transparência dos sistemas de mobilidade gerenciados pelo poder público. Serão expostas no Portal de Boas Práticas apenas as entidades que disponibilizam diretamente aos interessados as informações mínimas do desempenho do transporte público por ela administrado.

bottom of page